GDF. Dia a Dia. Governo Transparente

  • GDF - FACEBOOK
  • GDF - ORKUT
  • GDF - TWITTER
  • GDF - YOUTUBE

Fábrica de capacitação profissional


| 14:50

A artesã Maria de Fátima Oliveira, moradora da Cidade Estrutural, está prestes a realizar um sonho: ser costureira profissional. Para torná-lo realidade, trabalhando com o que gosta e ganhando a vida com o seu talento para a costura, ela tornou-se aluna do Projeto Fábrica Social. “Estou aprendendo muita coisa aqui. Tenho a expectativa de arrumar um emprego melhor”, comenta.

Maria de Fátima está entre os 700 alunos da primeira turma do Fábrica Social, formada majoritariamente por mulheres que sustentam sozinhas as suas famílias e, agora, graças ao projeto, têm a chance de sonhar com uma vida melhor.

O Fábrica Social oferece capacitação profissional aos alunos através de aulas teóricas, práticas e motivacionais, ao mesmo tempo em que garante a cada um deles, já na primeira fase do projeto, o vale transporte e o vale refeição.

Assim que os alunos começam a fabricar material esportivo – camisas, mochilas, bolsas de viagem, redes esportivas e bolas, passam a receber um salário correspondente à produção individual e também à assiduidade. Com este benefício, a renda mensal de cada aluno pode chegar a R$ 2.000,00, incluídos o vale alimentação e o vale transporte.

No Fábrica Social, os ciclos de capacitação duram 24 meses. Os alunos podem escolher entre os cursos de bordado industrial, serigrafia, corte, costura e confecção de uniformes, produção de bolas e redes esportivas ou de operação e manuseio de máquinas e equipamentos industriais.

Terminado o ciclo de capacitação, os participantes recebem orientação para atuar no mercado de trabalho, seja trabalhando para empresas ou abrindo o seu próprio negócio com a ajuda do Propera, o programa de microcrédito do GDF.

O Fábrica Social beneficia principalmente os inscritos no programa DF Sem Miséria, com renda familiar per capta de até R$ 140,00, devendo estar com o cadastro atualizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ter, pelo menos, 16 anos de idade.

Se você quiser participar da próxima turma do Fábrica Social, fique atento aos períodos de inscrição. Consulte com frequência o site www.fabricasocial.df.gov.br